Meu pano CHEGOU!!! E agora?

postado em: Carregadores | 0

Para te dar boas dicas de cuidados com o novo pano que chegou, convidamos a Nathália Moreira da Maria Carregadeira e co-fundadora do grupo SlingAmiga. Ela nos cedeu esse texto:

 

“O pano recém chegou e agora o que preciso fazer?

A vontade mesmo é de sair amarrando, porém os panos (que não recebem lavagem pela marca) chegam super manuseados, com a goma natural do fio e às vezes até sujos devido à tecelagem. Então, a primeira coisa a se fazer é lavar, para a tristeza d@s ansios@s.

 

Como o paninho novo deve ser lavado?

Sempre respeitando as instruções de lavagem do fabricante, que vem descritas na etiqueta. Panos mais delicados e com certas composições devem ser lavados à mão, panos menos delicados podem ser lavados na maquina. Todos os panos, não importando a sua delicadeza e composição devem ser lavados com sabão líquido neutro ou de côco.

A maioria dos panos ainda precisam ser quebrados/domados, ou seja, precisam de uma ajudinha para que fiquem mais fáceis de lidar e amarrar. Para esta doma, temos vários antificios, como a trança, o uso contínuo e, durante a lavagem, podemos usar algumas colheres de vinagre. Em alguns casos, o pano pode até ser deixado de molho com algumas colheres de vinagre. Nunca devemos usar amaciante, pois o amaciante se cola nas fibras e faz com que o pano fique sem grip e deslize não segurando as amarrações. Não se preocupe, pois o vinagre não deixará cheiro e o seu pano ficará muito mais macio.

 

Como lavar o sling de argolas na maquina?

Para que o sling de argolas não danifique a sua maquina no momento da lavagem, o coloque dentro de uma fronha e dê um nó bem apertado para que não se solte. Certifique-se de que a fronha não vá soltar tinta e manchar o seu sling de argolas. A lavagem pode ser feita da mesma forma que os wraps, usando sabão líquido neutro ou de côco e algumas colheres de vinagre no lugar do amaciante (sem amaciante) para o auxílio na doma.

 

E a secagem?

Alguns panos, com fibras que se deformam facilmente, precisam ser secos na horizontal, porem panos compostos somente de algodão podem ser secos em varal comum, sempre à sombra para que ele não desbote.

Depois de seco e lavado o seu pano deve ser passado de acordo com as indicações na etiqueta do fabricante. Para alguns panos, passar a ferro é muito importante, pois também auxilia no processo de doma.

Agora sim, depois disso o seu pano pode ser desfrutado e amado! Trate-o com carinho, pois ele foi desenvolvido com amor e carregue muito seu filhote.”

 

Nota da Cazulim:

Saiba que após a primeira lavagem ocorre um encolhimento natural do tecido, que pode variar em até 10% do tamanho inicial devido sua composição ser 100% algodão. Seu carregador já é cortado em um tamanho maior por causa desse encolhimento normal.

Se você não gosta do cheiro de vinagre, pode utilizar algumas gotas de óleo essencial na água da ultima lavagem.

O aconselhável é sempre guardar seus panos em local seco e arejado para garantir maior durabilidade.

As últimas duas imagens foram retiradas da cartilha do Inmetro. Quem quiser pode fazer download da sua cartilha nesse link!

Deixe uma resposta